Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Perdida por Lisboa

A capital vista pelos olhos de uma açoriana...

Perdida por Lisboa

09
Out17

10 coisas para fazer no Outono em Lisboa

NNC

Castanhas.jpg

 

Acabou o Verão, os dias mais longos, o calor, a praia e os mergulhos no mar, mas nem por isso Lisboa deixa de ter encanto. O Outono é muitas vezes descrito como uma estação depressiva e nostálgica, contudo, quem vive na capital portuguesa, ao contrário de muitos outros países ou regiões, pode esquecer todas as angústias do final de Verão. As temperaturas são amenas, a luz continua a ser maravilhosa e o astro-rei é uma constante, o que faz com que Lisboa seja a capital europeia com mais dias de sol por ano. Por isso não há desculpas, tem 220 dias de sol por aproveitar. Por toda a cidade há castanhas, folhas a cair na calçada portuguesa e 1001 outros programas para preencher o Outono. Se não sabe o que fazer...aqui vão 10 sugestões:

 

1 - Comer castanhas assadas enquanto passeia pela Baixa

Mal chega o Outono, as ruas da baixa lisboeta são invadidas pelo fumo branco adocicado das castanhas assadas. Por isso, nada melhor que aproveitar as temperaturas amenas para passear por esta zona da cidade enquanto desfruta desta iguaria. As castanhas são assadas na hora, em plena rua, e vendidas em cones de papel geralmente à dúzia. O preço oscila entre os 2 e os 3 euros.

 

2 - Mergulhar numa piscina de bolas

Se a nostalgia do final de verão já se instalou saiba que agora pode mergulhar de roupa e tudo numa piscina de bolas no centro de Lisboa. Esta novidade fica no hostel de referência Hub New Lisbon e está disponível para toda a gente. O espaço está aberto todos os dias até às 00h00 e apenas tem consumir uma bebida para usufruir da piscina. Aqui não vai encontrar peixinhos nem estrelas-do-mar mas se encontrar um pato de borracha ganha uma cerveja.

 

3 - Visitar a misteriosa Sintra

Sintra.jpg

 

Se há lugar que no Outono fica ainda mais encantador este lugar é sem sombra de dúvida Sintra. O nevoeiro dá a esta vila um ar ainda mais misterioso e a vegetação que, nesta altura do ano, fica em vários tons de castanho, torna este local um verdadeiro postal da estação.

 

4 - Ver a cabeça embalsamada de um serial killer

Sim! Isto é bastante mórbido, mas é também bastante curioso. Em maio, a Faculdade de Medicina de Lisboa esteve nas bocas do mundo por ter exposta, no museu, a cabeça embalsamada de um dos mais famosos serial killers de Portugal. Agora, que as visitas a esta exposição parecem ter acalmado, é a altura ideal para a visitar. O crânio em questão pertence ao assassino Diogo Alves, que aterrorizou a cidade de Lisboa durante os meados do século XIX. A cabeça do exterminador do Aqueduto de Lisboa, que matou mais de 100 pessoas em três anos, foi preservada para que os seus impulsos criminais pudessem ser estudados.

 

5 - Beber o chá das cinco (ou de qualquer hora)

tee-1698288_1920.jpg

 

Com a chegada do Outono, chega também a vontade de consumir bebidas mais quentes. Aqui ficam dois dos meus locais preferidos para beber chá:

- Portelas Café (Veja aqui onde fica o espaço mais perto de si)

Casa de Chá de Santa Isabel (antiga Vicentinas), na Rua de São Bento

 

6 - Inscrever-se num workshop do ateliê Las Cholas

Já falei do ateliê Las Cholas quando escrevi aqui sobre os deliciosos alfajores da Valeria Olivari. Agora, além de poder provar estas magníficas bolachinhas peruanas, pode também aprender a cozinhar pratos da América Latina para surpreender nos jantares de Outono. Saiba quando são os próximos cursos clicando aqui.

 

7 - Comprar no Mercado

Aproveite as manhãs de Outono para visitar os mercados lisboetas. O peixe, a carne e os legumes têm melhor qualidade do que em qualquer superfície comercial.

 

8 - Navegar no Campo Grande

15428608602_fbc8afadda_h.jpg

                                                                                                                                                                              Crédito foto: dpev dpp / Visual Hunt

Jardim do Campo Grande é o maior espaço verde do centro de Lisboa e tem um lago onde pode alugar um barco a remos para navegar. Um programa romântico ideal para casais de namorados.

 

9 - Aprender na Quinta Pedagógica dos Olivais

Esta é uma atividade que pode fazer em família. A Quinta Pedagógica dos Olivais está aberta de 3ª a 6ª, das 9h00 às 19h00; sábados, domingo e feriados das 10h00 às 19h00. Aqui pode participar em atividades próprias de uma quinta como a lavoura, hortas, tarefas do dia-a-dia dos animais, etc.

 

10 - Tango na rua

Antes que chegue o Inverno e com ele as noites mais frias, aproveite para dar um pé de dança nas milongas mais famosas de Lisboa. Durante todo o ano, todas as quartas-feiras, entre as 21h30 e as 00h00, dezenas de pessoas oferecem a um cantinho da capital portuguesa a intensidade do tango argentino. O projeto chama-se Tango na Rua e é gratuito. O local das milongas é anunciado todas as semanas na página de Facebook Tango na Rua.

 

Segue-me nas redes sociais:

Facebook | Instagram

7 comentários

Comentar post

Quem é a 'Perdida'?

foto do autor

Perdida nas redes

Perdida no Facebook

Perdida na Zomato

Vê a minha história gastronómica na Zomato!

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Follow