Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Perdida por Lisboa

A capital vista pelos olhos de uma açoriana...

Perdida por Lisboa

11
Jan18

A luz do Miradouro Nossa Senhora do Monte

 

Hoje vou falar-te sobre o meu miradouro preferido de Lisboa: o Miradouro Nossa Senhora do Monte, na Graça.

 

Já foi um dos segredos mais bem guardados da cidade, mas hoje em dia é dos miradouros mais frequentados por turistas (e não só). Apesar de ser difícil ter um momento de sossego aqui, ou tirar uma foto sem pessoas no ângulo, continua a valer a pena visitá-lo, pois é só a melhor vista sobre Lisboa e a preferida dos turistas, segundo me confessou um motorista de tuk-tuk, durante um passeio que já vos falei aqui.

 

Desta visão panorâmica sobre a capital é possível observar a Igreja da Graça, o Castelo de São Jorge, o Tejo e a outra margem, a mistura cultural do Martim Moniz e os telhados da Mouraria, a Baixa Pombalina, o Parque de Monsanto, a Avenida Almirante Reis, etc. Se te perderes na imensidão da paisagem podes sempre recorrer ao painel de azulejos presente no miradouro onde estão identificados todos os monumentos.

 

Para além da paisagem, vale a pena reparar na imagem da Virgem que dá o nome ao miradouro e na capela por trás dela. A Ermida da Senhora do Monte foi construída em 1796 depois da pequena igreja dedicada a São Gens ter sido destruída no terramoto de 1755. Dentro da capela, está a famosa cadeira de Gens que, conta a lenda, garante um parto mais fácil às grávidas que ali se sentarem.

 

Ao lado da capela, numa parede velha, uns azulejos em tons azuis relembram o passado dos portugueses. “Boa viagem. Lisboa espera por ti”, uma mensagem de esperança para os descobridores, emigrantes e soldados que partiram em busca de novas terras ou de melhores vidas.

 

Dica: Visite este miradouro ao pôr-do-sol. A luz deste local ganha ainda mais encanto a esta hora do dia.

 

Coordenadas:

Rua da Senhora do Monte, Graça

1170-358 Lisboa

  

Transportes:

Elétrico 28

Segue-me nas redes sociais:

Facebook | Instagram

2 comentários

Comentar post

Quem é a 'Perdida'?

Perdida nas redes

Perdida no Facebook

Perdida na Zomato

Vê a minha história gastronómica na Zomato!

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Follow