Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Perdida por Lisboa

A capital vista pelos olhos de uma açoriana...

Perdida por Lisboa

08
Jul17

As 10 melhores praias a menos de uma hora de Lisboa

NNC

Adoro praia, as minhas folgas de verão são passadas a esturricar no areal. Todos os anos tento descobrir uma onde nunca coloquei o chinelo anteriormente. O ano passado apaixonei-me pela praia do Ribeiro do Cavalo e essa é a minha ‘number one’. Mas há mais nove, a menos de uma hora de Lisboa, que merecem destaque.

 

Segue o meu Top 10:

 

  1. Ribeiro do Cavalo

pjimage (6).jpg

 

É apontada como a praia “mais tailandesa de Portugal” e é bem verdade! O problema é o caminho de acesso… mas compensa pessoal! Compensa muito! Para lá chegar tem de seguir pela estrada de terra depois do Parque de Estacionamento junto ao Clube Naval de Sesimbra. Estacione junto às enormes pedras que colocam um ponto final nesse caminho. E encontre o trilho.

 

Esqueça as havainas, leve ténis e mochila. São cerca de 20/30 minutos a descer a arriba num caminho com ravinas, areia escorregadia e pedras instáveis. Mas pense positivo! É por isto que esta praia ainda tem pouca gente. 

 

Se preferir pode sempre ir de caiaque ou de barco. Em Sesimbra há várias empresas a fazer o transporte para o Ribeiro do Cavalo a 15/17 euros ida e volta (se reservar através do My Gon tem desconto, basta clicar aqui para ver a oferta). 

 

Ah! E esqueça documentar a aventura nas Redes Sociais. Aqui não há nem internet nem rede de telemóvel. É uma praia selvagem, por isso leve comida e água, vá de manhã e desfrute de um dia inteirinho num areal com água azul-turquesa tão clarinha que dá para ver os peixinhos. É um verdadeiro paraíso!

 

  1. Portinho da Arrábida

Portinho.jpg

 

É a minha segunda praia favorita perto de Lisboa. O Portinho da Arrábida parece uma pequena aldeia piscatória. Diz a lenda que foi construído por frades franciscanos para abrigar pescadores que fugiam aos piratas. Fica numa pequena enseada em pedras, com três ou quatro casas de pescadores e um restaurante. É chato estacionar, mas a cor do mar e a paisagem paradisíaca valem a pena.

 

  1. Tróia

18 quilómetros de praia com areia branca e fina, muitas pessoas, algumas esplanadas e festas e, se tiver sorte, até golfinhos. Para lá chegar o melhor é apanhar o ferry em Setúbal. A viagem dura cerca de 40 minutos e se levar o carro fica a cerca de 15 euros.

 

  1. Sesimbra – Praia da Califórnia ou do Ouro

É das praias urbanas mais bonitas. O mar é transparente e não tem tanta gente como as praias da linha ou da Caparica. Aproveite o final do dia para comer peixinho e marisco fresco num dos muitos restaurantes desta vila piscatória.

 

  1. Galapinhos

4237232230_57c0dddd3d_b.jpg

                                                                                                                                            Photo credit: pierre*peetah via Visualhunt.com / CC BY-ND

 

Foi eleita pelo European Best Destinations a melhor praia da Europa, e é realmente muito boa. O pior é mesmo o estacionamento e os acessos e com esta distinção a coisa ainda deve complicar mais. Para lá chegar é só ir até aos Galapos e depois seguir por uma descida acentuada, com uma centena de metros, entre vegetação. É preciso ter cuidado e calma, mas depois de fazer o Ribeiro do Cavalo isto não é nada.

 

  1. Praia do Tamariz

É uma das praias mais famosas de Lisboa e é a minha preferida da linha de Cascais. Fica no centro do Estoril, mesmo em frente ao casino e junto a um encantador castelo. Tem ótimos acessos, visto que, fica mesmo junto à estação ferroviária do Estoril e junto a parques de estacionamento. Tem várias esplanadas, restaurantes e até uma discoteca. O único problema é que ao fim de semana fica muito cheia e é difícil encontrar uma pontinha de areia para estender a toalha.

 

  1. Magoito

Esta praia tem um grande areal com areia rica em iodo o que ajuda imenso no bronze. Mas além desta mais-valia a praia do Magoito é também muito bonita. Ao longo da rampa de acesso podemos ver uma duna fóssil consolidada. Tem estacionamento, dois bares e bastante espaço para grupos ou famílias.

 

  1. Fonte da Telha

É a minha preferida da área da Costa da Caparica. Tem menos pessoas e é mais sossegada, principalmente se for para o fundo. Só é chato se quiser voltar a casa à “hora do costume”. Filas e filas… bah!

 

  1. Guincho

Guincho.jpg

É o 'spot' mais frequentado pelos praticantes de desportos náuticos pois vento aqui não falta. A praia é lindíssima, e as turmas de surf, kitesurf e windsurf adoram, mas é raro ter um dia de praia aqui sem levar um quilo de areia para casa. Para chegar aqui, ou vai de carro, ou vai ter de embarcar numa pequena aventura nos transportes públicos: comboio até Cascais e depois apanhar um autocarro (405 ou 415) até ao Guincho.

 

  1. Praia da Conceição

É a maior praia de Cascais e encontra-se a cerca de meia hora de Lisboa. As águas são calmas e cristalinas e no areal misturam-se famílias locais e turistas que mais parecem lagostas gigantes. Os acessos são muito bons. Basta apanhar o comboio no Cais do Sodré e descer na estação de Cascais (última da linha). Tem restaurantes e gelatarias por toda a parte o que é uma grande mais-valia.

 

Este ano gostava de descobrir a praia da Ursa, em Sintra… Conhecem? Recomendam?

Quem é a 'Perdida'?

Perdida nas redes

Perdida no Facebook

Perdida na Zomato

Vê a minha história gastronómica na Zomato!

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Follow