Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Perdida por Lisboa

A capital vista pelos olhos de uma açoriana...

Perdida por Lisboa

10
Jun18

10 coisas que não podes mesmo perder durante os Santos Populares

Alfama2.jpg

 

O mês de junho já começou e com ele os 1001 programas dos Santos Populares que dão a Lisboa ainda mais cor nesta altura do ano. O auge da festa acontece na noite de 12 para 13 de junho, mas há animação durante todo o mês.

O ano passado falei-te aqui da história das maiores festas da capital, dei-te dicas para aproveitares as festas sem percalços e revelei-te quais os meus arraiais preferidos.

Este ano decidi fazer uma lista de 10 coisas que não podes mesmo perder durante as comemorações dos Santos Populares.

 

1) Arraiais

Tinha de começar por aqui. Quando chegam os Santos Populares qualquer um de nós pensa logo em bailaricos e cervejinha, a dificuldade é escolher um dos mais de 40 arraiais que assentam em Lisboa nesta altura do ano. Para te ajudar a escolher, selecionei alguns dos meus preferidos e as datas em que há festa em cada um deles.

  • Vila Berta: de até 16 de junho
  • Graça

        Voz do Operário: 12, 13, 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de junho

        São Vicente: até 17 de junho

  • Alfama

        Rua de São Miguel e arredores: 12 e 13, 15 e 16, 22 e 23, 29 e 30 de junho

  • Bica

         Arraial de Santa Catarina (menos confusão): todos os dias até 17, de 20 a 24 e de 27 a 30

         Calçada da Bica Grande: de 12 a 17, de 20 a 24 e de 27 a 30

  • Grande Arraial de Benfica

      21 de junho – Quim Barreiros

      22 de junho - Matias Damásio

      23 de junho – Raquel Tavares

      24 de junho – Jorge Palma

     Clique aqui para ver a lista completa de todos os arraiais de Lisboa

 

2) Comprar um manjerico

Se há coisa que não podes deixar de fazer nesta altura é comprar um manjerico. Se tens namorado (a) compra para lhe oferecer. Se não tens, compra para atrair um futuro (e bom) amor.

 

3) Marchas Populares

Outra coisa que não podes perder é o desfile das Marchas Populares no dia 12 de junho, a partir das 21h00, na Avenida da Liberdade. Este evento realiza-se há 86 anos e é um dos momentos mais esperados das Festas de Lisboa.

 

4) Bifanas, sardinhas e farturas

Esquece a comida de garfo e faca. Nas Festas de Lisboa a sardinha é rainha assim como a bifana no pão. Se queres comer sentado o melhor é chegares cedo. No final da noite, não te esqueças de passar por uma barraquinha de farturas, diz quem sabe que ajuda a curar a ressaca.

 

5) Pride

É a 22ª edição do Arraial Lisboa Pride, uma festa dedicada ao público LGBTI, mas com entrada aberta a todos. Este arraial tem lugar no dia 23 de junho, no Terreiro do Paço e tem entrada livre.

 

6) Trezena de Santo António

Até dia 13 de Junho há uma Trezena em honra de Santo António, com música no Museu de Lisboa - Santo António e na Igreja de Santo António. Os concertos são abertos ao público e contam com nomes como Márcia, António Chainho, Marta Dias, André e Bruno Santos ou Mafalda Arnauth.

 

7) Ver as estrelas nas ruínas da Igreja do Carmo

Até ao final de junho, as ruínas da Igreja do Carmo vão receber um espetáculo de videomapping noturno. O Lisbon Under Stars é uma projeção multimédia que, aliada à música e dança, promete transformar as ruínas do Carmo numa máquina do tempo que nos transporta por mais de 600 anos da história de Lisboa. Há duas sessões por dia – uma às 21h30 e outra às 22h45 – de segunda a sábado, até dia 30 de junho. O bilhete custa 15 euros/pessoa.

 

8) Fado no Castelo

De 14 a 16 de junho o Castelo de São Jorge recebe um dos pontos altos das Festas de Lisboa: O Fado do Castelo. Carlos do Carmo, António Serrano, Carminho e Camané são algumas das vozes que vão passar por aqui para animar a malta. Os espetáculos têm entrada gratuita e começam pelas 22h00.

 

9) Revenge of the 90’s

As festas da moda chegaram aos Santos Populares e desta vez o local já é conhecido assim como o cartaz. Melhor do que isso? Desta vez é gratuito. Tudo vai acontecer no dia 12 de junho, nos jardins do Campo Pequeno. Do cartaz fazem parte nomes como o Pequeno Saúl, Ruth Marlene e os Galão com Coca. Para saberes mais é só clicar aqui 

 

10) Feira do Livro

Apesar de não estar diretamente relacionada com as Festas de Lisboa, a Feira do Livro estende-se até ao dia de Santo António. Além dos livros, o Parque Eduardo VII vai receber, até dia 13 de junho, múltiplas atividades, workshops, sessões de autógrafos, apresentações, e até food trucks. Um plano mais calmo, mas não menos divertido para fazer nesta altura do ano.

 

Segue-me nas redes sociais:

Facebook | Instagram

Quem é a 'Perdida'?

Perdida nas redes

Perdida no Facebook

Perdida na Zomato

Vê a minha história gastronómica na Zomato!

Perdida pelo Instagram

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.