Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Perdida por Lisboa

A capital (e outros destinos) pelos olhos de uma açoriana...

Perdida por Lisboa

A capital (e outros destinos) pelos olhos de uma açoriana...

27 de Dezembro, 2016

Petit Lille

 

 

Cosmopolita e bem situada a norte, Lille, a maior cidade da região de Nord-Pas de Calais (Norte de França) fica perto de tudo: a uma hora de Paris por TGV, a pouco mais de meia hora de Bruxelas (Bélgica) e a uma hora e meia de Londres (Inglaterra) pelo Canal da Mancha. Agora está também a 2h20 de Lisboa através da Easyjet.

 

Além da localização geográfica privilegiada, a cidade, com uma população de 1,2 milhões de habitantes, oferece uma boa rede de transportes, como a Navette, um autocarro que liga o aeroporto ao centro de Lille em apenas 15 minutos (10 € ida e volta).

 

A zona velha da cidade é calma e está recheada de pastelarias, cafés, restaurantes e lojas de luxo. Em 2016, Lille foi contemplada com o Europeu de Futebol que deu a taça de campeões a Portugal (Yiehhhh :)

 

Cemitério militar português em Richebourg l’Avoué

A cerca de 30 minutos de Lille, em Richebourg l’Avoué, há um cemitério que preserva a memória de 1831 (238 desconhecidos) soldados portugueses que morreram durante a I Guerra Mundial e que estavam sepultados noutros cemitérios franceses. Este cemitério militar, exclusivamente português, construído nos anos 30, e desenhado pelo arquiteto Tertuliano Lacerda Marques, integra ainda o Altar da Pátria, um grande memorial que pretende homenagear a memória dos portugueses que caíram em defesa do país.

 

Museu Lens-Louvre - Extensão de Paris a 40 quilómetros de Lille

tripadvisor.jpg

 

Em Lens, a 40 quilómetros da cidade de Lille, nasceu uma extensão do Museu do Louvre de Paris. O Louvre de Lens, que no último ano recebeu mais de um milhão de visitantes, está aberto seis dias por semana, com entrada gratuita à exceção das exposições temporárias. Na parede da sala principal do museu está impressa uma cronologia que ajuda os visitantes a localizarem no tempo cada uma das obras de arte. Pontualmente, o museu do Louvre de Nord-Pas de Calais recebe coleções do Museu do Louvre da capital francesa.

 

Onde comer e o que fazer

 

Brasserie Comptoir 44 - Restaurante central com menus de qualidade entre 17 e 34 euros.

Maison Meert  - Nasceu em 1761 – em 1980 foi classificada monumento histórico – e tem os melhores bolos e chocolates de Lille.

Placedu Général-de-Gaulle - Aproveite para apreciar a pacatez de Lille num dos cafés desta praça, também conhecida por Grand Place.

 

Para ler o meu artigo sobre Lille na revista Sexta, do Correio da Manhã, clique aqui: 

Lille1.PDF

Lile2.PDF

 

 

 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.